Formação de Instrutores de Yoga

Uma Jornada de Autoconhecimento
Panorama

A Formação

O objetivo do Curso de Formação de Instrutores de Yoga do Instituto Sada Shiva é transmitir ao praticante um repertório de técnicas e práticas que o conduza a um estudo aprofundado sobre si mesmo, sobre seu corpo, mente e espírito, e também o capacite a transmitir e ensinar estas práticas yóguicas para futuros alunos.

Estilo
de Yoga

As modalidades de Yoga abordadas neste curso são o Tantra Yoga combinado com Hatha Yoga Tradicional.

O Tantra Yoga, também conhecido como Biopsicologia, teve como precursor o mestre Shrii Shrii Anandamurti e se trata de uma abordagem voltada para desenvolver e melhorar as funções dos chakras (centros de energia) e suas respectivas glândulas endócrinas, harmonizando as propensões mentais, ou seja, as emoções geradas nestes centros.

Em sua essência está a busca de retificar o caminho da energia pela coluna vertebral e permitir que a Kundalini, a energia espiritual primordial, ascenda para os centros mais elevados levando à expansão mental e ao despertar da consciência divina.

Hatha Yoga Tradicional, também conhecido como yoga clássico, é composto de uma combinação de práticas que visam devolver a saúde do corpo, tornando-o forte, flexível e purificado.

A prática regular de Hatha Yoga estimula os mais diversos sistemas do corpo e, por conseguinte, ajuda o praticante a alcançar maior serenidade e firmeza mental, abrindo assim as portas para se perceber e realizar estados superiores de consciência espiritual.

Seguiremos a abordagem proposta por Swami Satyananda Saraswati, da Bihar School of Yoga.

Conteúdo Didático
Disciplinas

O programa é compilado dentro das exigências da Aliança do Yoga e é conduzido por instrutores experientes e comprometidos com a Tradição do Yoga, assim como com as pesquisas científicas contemporâneas sobre oo uso destas técnicas para um bom desenvolvimento físico e mental. 

Compreende o estudo das principais técnicas utilizadas em uma prática de yoga, como: – asanas (posturas), – pranayamas (respiração), – concentração e meditação, – yoga nidra (relaxamento), – bhandas (travas de energia), – mudras (gestos espirituais) e – mantras.

Estas técnicas serão ensinadas progressivamente ao longo do curso, das mais básicas às intermediárias.

As práticas avançadas de yoga serão ensinadas em curso de especialização à parte, para instrutores já formados e em atividade.

Compreende os métodos e diferentes abordagens para condução de aulas.

Aprenderemos a flexibilizar nossos saberes para atender diferentes públicos, locais e necessidades, como aulas em institutos de yoga, academias, aulas individuais e em grupos. 

A proposta é estimular cada um a deixar sua natureza e estilo pessoal surgirem com criatividade e, ao mesmo tempo, preservar a natureza clássica do yoga em sua máxima integridade.

Estudo sobre o corpo humano e seu funcionamento com ênfase na biomecânica das asanas, seus benefícios para os diferentes sistemas do corpo assim como suas contraindicações de acordo com diferentes patologias e condições de saúde.

Por se tratar de uma filosofia milenar, as raízes e os ramos da árvore do yoga vão muito além dos exercícios físicos conhecidos aqui no ocidente.

Nestas aulas mergulharemos em uma viagem para conhecer o sistema ético, que é a base sobre a qual o yoga cresce, e as principais abordagens filosóficas que fundamentam seus métodos e objetivos. 

Entre os temas abordados estão: As bases filosóficas do Tantra: Brahma Chakra – cosmologia; Tantra e Kundalini – o sistema de chakras; Koshas – as camadas da mente; Panorama histórico do Yoga e do Tantra; Ashtaunga Yoga – os 8 ramos de sistematização do yoga; Karma, Jnana, Bhakti e Raja Yoga, entre outros temas.

Nesta disciplina os praticantes terão a oportunidade de simular a condução das diversas práticas estudadas em Técnicas de Yoga a fim de desenvolver a autoconfiança e a habilidade necessária para transmiti-las.

É um momento destinado à lapidação e empoderamento do conhecimento.

Aqui temos um campo aberto para abordar temas que se relacionam intimamente com o yoga e extremamente úteis para o autodesenvolvimento de qualquer pessoa que deseje adotar o yoga como filosofia de vida, entre estes:

Biopsicologia: o sistema de tratamentos psicoemocionais por meio de técnicas yóguicas

Bases do Ayurveda: a ciência médica e terapêutica tradicional da Índia

Tratamentos Yóguicos: combinação de asanas e pranayamas para tratamentos de saúde;

Requisitos & Informações

Duração & Carga Horária

12 meses – 1 final de semana por mês [sábado e domingo das 8:00 às 18:30]

Total de 216 horas [adequado às exigências para registro na Aliança do Yoga – padrão 200 horas]

Pré-Requisitos

Para estar apto para cursar a “Formação de Instrutores de Yoga” no Instituto Sada Shiva, é necessário que o candidato tenha uma pratica regular de yoga de no mínimo um ano, conforme exigência da Aliança do Yoga.

Certificação

O “Certificado de Instrutor de Yoga” é conferido ao aluno que completa o curso com a carga horária total requerida, tendo sido aprovado nos exames práticos e teóricos e participado dos estágios supervisionados.

Qualificações

O Coordenador responsável pela Formação é registrado na AMAYE – Ananda Marga Association of Yoga Educator, uma associação internacional que zela pela qualidade e seriedade no ensino do Tantra Yoga.

Registrado também na Aliança do Yoga, uma entidade autônoma para união dos profissionais do ensino de Yoga do Brasil.

Instrutores

Conheça a equipe responsável pela Formação

Rogério Satyavan

Coordenador Geral

Professor Senior de Tantra e Hatha Yoga, fundador do Instituto Sada Shiva. Bacharel em Psicologia e Instrutor de Yoga desde 2004. Responsável pela formação de três turmas pelo Sada Shiva e uma turma na Associação Ananda Marga SP, como professor auxiliar.

Perfil Completo

Eduardo Tavolaro

Professor Adjunto

Professor formado pelo Instituto Sada Shiva em 2015, nas modalidades de Tantra e Hatha Yoga. Atuou como co-responsável pelas disciplinas de Metodologia e Treinamento de Aula no Curso de Formação de Instrutores de 2017/18. Estará conosco novamente na turma de 2020/21.

Perfil Completo

Graziella Richter

Professora Convidada

Fisioterapeura, responsável pela disciplina de Anatomia e Fisiologia. Atuou em parceria com Rodrigo Magiolo na turma de formação de Instrutores de 2017/18. Estará  conosco novamente na turma de 2020/21.

Perfil Completo

Rodrigo Magiolo

Professore Convidado

Fisioterapeura, responsável pela disciplina de Anatomia e Fisiologia ao lado de Graziella Richter. Atuou na turma de formação de Instrutores de 2017/18. Estará  conosco novamente na turma de 2020/21.

Perfil Completo

Solicite o PDF
e a Ficha de Inscrção

12 99750 4834

Galeria de Fotos

Turmas Passadas