Yoga Terapia & Gestantes

Quando Precisamos de uma Prática Personalizada

Yoga Terapia

Uma maneira diferente de cuidar de sua saúde

Sabemos que muitos se aproximam do Yoga em busca de um tratamento complementar para melhorar alguma condição de saúde, seja física ou emocional, todavia, algumas situações pedem um cuidado mais personalizado. Para poder atender você nestes momentos mais sensíveis da vida, oferecemos as práticas de Yoga Terapia.

 

Questões Tratadas com Yoga Terapia

  • Psicoemocionais: stress, ansiedade, depressão, insônia, concentração, entre outras.
  • Físicas: problemas gástricos e digestivos, hormonais, sistema nervoso, circulatório, entre outros.

Como Funciona?

Entrevista

Agendamos uma entrevista para falar sobre suas necessidades

Programa

Montamos um programa personalizado de yoga terapia

Sessões

Nos encontramos 2x por semana para praticar juntos

Yoga para Gestantes

Uma reconexão com o sagrado feminino

A proposta do Yoga para Gestantes é ampliar o conhecimento da mulher com relação ao seu próprio corpo, suas capacidades e possibilidades, proporcionando assim mais tranquilidade e confiança neste momento tão importante de sua vida.

A prática do Yoga durante a gestação enfatiza a criação de um ambiente psicoemocional sereno para a mulher e o seu bebê, enquanto ele permanece dentro do ventre materno. Aumenta a confiança na habilidade para dar à luz, desperta o empoderamento feminino e materno.

“O Yoga te convida a confiar em si mesma”.

Informações
Yoga Terapia &
Gestantes

12 99750 4834

Informações Especiais

yoga terapia
  1. Você agenda uma entrevista com o instrutor de yoga e relata suas necessidades.
  2. Montamos um programa personalizado, contendo diferentes técnicas de yoga, com o objetivo de ajudar a restaurar o equilíbrio natural do corpo e da mente.
  3. Utilizamos uma composição de técnicas clássicas de yoga, assim como outras mais contemporâneas, como as posturas, exercícios de respiração profunda, práticas mentais de concentração e meditação, entre outras.
  4. Durante as práticas de Yoga Terapia, você executa sua série de técnicas com a supervisão dos instrutores, que estão ao seu lado para fazer correções, ajustes e adaptações que atendam à sua realidade.
  5. Encorajamos sua autonomia, de forma que você se aproprie das técnicas e as execute sempre que tiver um tempinho.
  6. O programa de Yoga Terapia tem duração de três meses, passando por alterações ao longo do processo de acordo com seu desenvolvimento.

Aspectos Psicoemocionais

Gerenciamento do stress

Redução da ansiedade

Alívio da depressão

Melhoria no sono

Melhoria na concentração

Aumento da disposição

Entre outros

 

Aspectos Físicos

Questões digestivas e gástricas

Reequilíbrio hormonal

Recondicionamento respiratório

Equilíbrio do sistema nervoso

Tonificação dos órgãos reprodutores

Sistema circulatório

Entre outros

 

O programa de Yoga Terapia não substitui seu tratamento médico convencional. Trata-se de uma abordagem complementar que visa aumentar seu nível de energia pessoal e estimular uma atitude dinâmica e proativa diante da sua recuperação.

Seguimos o método da Biopsicologia, que têm como objetivo proporcionar, através de posturas de yoga, massagens de compressão e descompressão das regiões do corpo onde estão os principais sistemas, com seus respectivos órgãos, nervos e glândulas endócrinas.

Estas estimulações sistemáticas proporcionam uma tonificação dos órgãos internos, encorajando seus respectivos sistemas a executar suas funções de maneira equilibrada e natural.

As técnicas respiratórias, associadas a certas posturas de yoga, ou a exercícios mentais, auxiliam na liberação das cargas psíquicas e emocionais que geralmente são somatizadas nos órgãos e sistemas do corpo, trazendo um estado agradável de bem-estar.

A Biopsicologia é um sistema milenar de tratamento yóguico que foi recentemente atualizado pelo mestre Shrii Shrii Anandamurti, para atender às necessidades do ser humano contemporâneo.

* Nas práticas de Yoga Terapia do Instituto Sada Shiva, não nos valemos de intervenções medicamentosas ou fitoterápicas.

Yoga para Gestantes

Ajuda a diminuir o estresse materno e também fetal e ensina a relaxar e respirar durante as situações difíceis ou desafiadoras;

Mulheres que praticam Yoga durante e após a gestação desfrutam de todos os benefícios já bem conhecidos do Yoga, além de inúmeros benefícios à gravidez, parto, recuperação pós-parto, e fortalecimento do vínculo com o bebê;

Alívio de problemas comuns da gravidez como: enjoos, falta de ar, ou respiração superficial, dificuldades para dormir, melhora da circulação sanguínea e de fluídos linfáticos, amenizando inchaços, câimbras e varizes, mantém frequências cardíacas mais baixas, aumenta a capacidade de oxigenação, aumenta os níveis de energia reduzindo a fadiga, reduz o risco de diabetes gestacional, melhora o tônus e a elasticidade do assoalho pélvico, diminui a duração da fase ativa do parto, e do tempo de hospitalização, aumenta a tolerância a dor, entre outros.

Melhora do crescimento fetal, redução da adiposidade, aumento do peso ao nascer e melhoria da condição nutricional, aumento da tolerância ao estresse e ou esforço, maturação neurocomportamental avançada, entre outros.

Há também alguns benefícios para o trabalho de parto como: deixa a pelve mais equilibrada e aberta favorecendo o bom posicionamento do bebê, fortalece e aumenta a flexibilidade, para ficar de cócoras por exemplo, silencia a mente reduzindo a estimulação neuro cortical, facilita a liberação de endorfinas, desperta a inteligência do corpo a intuição e o instinto.

O Yoga para Gestantes é uma abordagem fundamentalmente terapêutica, na qual, através do corpo se estabelece uma conexão com a psique, desvelando e destravando possíveis amarras, bloqueios ou traumas que podem interferir negativamente tanto na aceitação da gestação, na progressão do trabalho de parto ou na vinculação com o bebê. 

Ajuda também na prevenção e alívio dos desconfortos e patologias potenciais (vale ressaltar aqui que a maioria das patologias já são pré-existentes a gestação, podendo estar latentes e só se manifestarem neste período).

Seguindo a tradição do Hatha Yoga, e com um olhar tântrico, este método ou modalidade de Yoga trabalha com Ásanas (posturas físicas), Pranayamas (consciência da respiração e exercidos respiratórios), Yoga Nidra (relaxamento conduzido), Dharana (foco), Dhyana (Meditação), Samkalpa (Intenções), partilha de informações entre alunas e professores e Informação.

Yoga é um estilo de vida

Nossos Instrutores

Levamos o Yoga a sério, mantendo-o alinhado com sua tradição clássica e com as pesquisas médicas e científicas contemporâneas que o apontam como um instrumento de grande valor para a retomada da Saúde Integral do corpo e da mente.

Rogério Satyavan

Instrutor de Yoga
Yoga Terapia
Formação de Professores
Coordenador Geral

Eduardo Tavolaro

Instrutor de Yoga
Yoga Terapia
Formação de Professores
Coordenador Administrativo

Mara Bianchi

Instrutora de Yoga para Gestantes
Yoga Terapia